Formaturas do Projeto Paideia: Cinco Anos de Transformação e Realizações

Na última sexta-feira, 10 de novembro, celebramos um momento significativo: a formatura das turmas de 2019, 2020, 2021, 2021/22 e 2022 do projeto Paideia, uma iniciativa que nasceu da visão da nossa coordenadora, Profa. Teresa Cristina. O objetivo sempre foi claro: oferecer a jovens de baixa renda oportunidades no dinâmico mercado de trabalho de programação, além de desenvolver neles uma consciência de sustentabilidade e cidadania.

Quando 2020 nos trouxe a pandemia, enfrentamos desafios sem precedentes. A necessidade de reinventar nossos métodos nos levou ao ensino online, uma mudança que, surpreendentemente, expandiu nosso horizonte, permitindo que alcançássemos estudantes até em outros estados.

Ao longo desses anos, além do apoio inestimável de patrocinadores como Reurbi e Foursys, e da parceria com a organização Passos Mágicos, tivemos também o suporte da Escola Politécnica da USP. Com essa colaboração ampla, ano após ano, nosso curso se fortaleceu e evoluiu.

Este ano, a celebração das formaturas simboliza não apenas o êxito de nossos alunos, mas também a trajetória de superação que compartilhamos. Comemoramos cinco anos de conquistas significativas no Projeto Paideia, e agora, com entusiasmo e determinação, nos voltamos para o início do nosso sexto ano.

Nosso texto reflete a profundidade das nossas experiências e o orgulho que sentimos por cada jovem que se formou conosco, em salas de aula físicas e digitais. Eles representam o verdadeiro poder transformador da educação, cada um com sua própria história de sucesso e superação.

Com estas palavras, fechamos mais um capítulo importante do Projeto Paideia, repletos de gratidão e esperança, prontos para os novos desafios e conquistas que nos aguardam.