Santo André recebe quase 50 alunos no 3º curso gratuito de Programação do Jovens Caminhos, realizado pelo Instituto GEA em parceria com a Petrobras

Uma folha sulfite e materiais para desenhar e colorir um “site de papel”. Era necessário desenhar uma página web contendo nome, um talento pessoal e atividades preferidas de lazer. Depois, os alunos foram divididos em duplas: um dava comandos verbais e o outro executava as ações de desenho no “site de papel”.

Essa foi a primeira dinâmica para promover a integração entre alunos do novo curso de Programação e Criação de Sites do Projeto Jovens Caminhos, que neste semestre vai atuar em Santo André, no Centro de Formação Pública João Amazonas. A terceira turma do projeto foi iniciada neste mês de abril, uma iniciativa do Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente em parceria com Petrobras. No ano passado foram formadas duas turmas em em Mauá, também na Grande São Paulo.

O professor responsável pelo módulo de Desenvolvimento Web, Akio Goya, acredita que essa dinâmica inicial possibilita uma imersão mais profunda no tema abordado, simulando relações de trabalho entre desenvolvedores e designers.

Expectativas

Já a aula da professora Alessandra Toyama, do módulo de Linguagem de Programação, organizou as boas-vindas em uma área externa arborizada do Centro João Amazonas. Cada participante teve oportunidade de se apresentar e compartilhar as expectativas em relação ao curso.

As duas classes foram também apresentadas aos colaboradores técnicos do Instituto Gea e monitores, que apresentaram o Jovens Caminhos com informações sobre o escopo do projeto, o cronograma de aulas e as atividades previstas. Entre essas atividades estarão visitas à Cidade Universitária da USP e a formatura como evento de encerramento do ciclo. O LASSU (Laboratório de Sustentabilidade da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) é parceiro do Projeto no curso de Programação e Criação de Sites, oferecendo seus professores e computadores aos melhores alunos formados.

As aulas de Programação e Criação de Site oferecem, além de conteúdo técnico e monitoria, formação ética com temas de responsabilidade social, cidadania e educação ambiental.

Fique atento a novas turmas no site https://jovenscaminhos.institutogea.org.br/