Descobrindo novos horizontes: alunos do Projeto Jovens Caminhos vivenciam a USP em dia especial

No dia 12 de dezembro de 2023, os alunos do curso de Programação, Informática Básica e Desenvolvimento de Sites do Projeto Jovens Caminhos, promovido pelo Instituto Gea, com o apoio da Petrobras, viveram a experiência de visitar a prestigiosa Universidade de São Paulo (USP), onde foram recebidos com carinho pela Profa. Tereza Cristina Carvalho, coordenadora do LASSU (Laboratório de Sustentabilidade) e do CEDIR (Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática). A visita incluiu uma rica troca de conhecimentos sobre o descarte sustentável de equipamentos eletrônicos, oferecendo uma combinação de instrução teórica e experiências práticas.
Durante o passeio pelo campus, os alunos exploraram a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, onde uma exposição sobre Graciliano Ramos, autor do livro ‘Grande Sertão: Veredas’, proporcionou uma imersão cultural adicional. A experiência foi complementada por uma refeição no restaurante universitário, o ‘bandejão’, onde puderam vivenciar o cotidiano dos estudantes da USP.
Segundo Ana Maria Luz, Presidente do Instituto Gea, a parceria com o LASSU foi essencial para enriquecer a jornada educacional dos alunos. “A maioria dos jovens que fazem o curso nunca tinham ido à USP. Muitos se mostraram interessados em continuar os estudos, animados com o que viram. A contribuição do LASSU é de fundamental importância para o sucesso do projeto”, afirmou Ana. Esta visita é um exemplo do compromisso do Instituto Gea, com o apoio da Petrobras, em promover experiências valiosas para os jovens do Projeto Jovens Caminhos.