Equipe

Equipe LASSU

 

Coordenação

Graduada em 1980 em Engenharia Eletrônica, em 1988 como mestre e em 1996 como doutora na área de redes de computadores pela Escola Politécnica da USP (Poli). Concluiu o Sloan Fellows Program em 2002 pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology, Boston – EUA. Já trabalhou na Siemens, Nuremberg – Alemanha, e na France Telecom, Every – França. Recebeu diversos prêmios, como: Prêmio InfoExame Inovação em Iniciativa Verde (2010), Prêmio e Menção Honrosa do Prêmio Governador Mário Covas em Inovação (2009 e 2008) do Governo de Estado de São Paulo pelo projeto do CEDIR (Centro de Descarte e Reuso de Residuos Informática) e de Criação do Selo Verde da USP, Personalidade em Tecnologia pela InfoExame (2005 e 2007) e Executiva em TI pela ABACO (2006). Foi diretora do CCE (Centro de Computação Eletrônica) da USP de 2006-2010. Atualmente, é Assessora para Projetos Especiais da CTI (Coordenadoria de Tecnologia de Informação) da USP, coordenadora do CEDIR, coordenadora geral do LASSU (Laboratorio de Sustentabilidade em TIC) e membro do conselho diretor do LARC (Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores), ambos laboratórios de pesquisa do PCS (Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais) da Escola Politécnica da USP. É professora assistente do PCS/Poli. Atua em projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Sistemas de Informação, redes de comunicação, gerenciamento, segurança, Governança e Sustentabilidade em TIC. Possui mais de 100 artigos científicos e tecnológicos publicados em revistas indexadas, conferencias internacionais e nacionais.

 

Corpo Docente

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1973), graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1982). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo e Coordenador do IBE Instituto de Estudos Brasil Europa. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas abertos, sistemas de automação, sistemas distribuídos, Internet do Futuro, Sistemas móveis, arquitetura distribuída, automação bancária e engenharia de computação.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM), do Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade (PPgS) e do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo. Pesquisadora das áreas de Sustentabilidade, Gestão Socioambiental, Políticas Públicas Ambientais e Estudos Organizacionais. Líder do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Sociedade e Sustentabilidade (NOSS). Diretora da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade. Seus interesses de pesquisa concentram-se em Sustentabilidade, Responsabilidade Socioambiental Empresarial, Empreendedorismo Social, Organizações da Sociedade Civil, Movimentos Sociais, Resíduos Sólidos Urbanos e Políticas Públicas Ambientais. Possui Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP; Doutorado em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo; Graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Graduação em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais.

 

Administrativo

 

Pesquisadores Associados

Especialista em Tecnologias na Universidade Virtual do Estado de São Paulo desde julho/2014. Mestre (2012) e Doutora (2015) em Sistemas Digitais/Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Trabalhou em projetos de pesquisa no Laboratório de Sustentabilidade em TIC (LASSU)/Escola Politécnica/USP de março/2012 a junho/2014. Fez estágio em pesquisa na Microsoft Research/EUA (junho/2013 a agosto/2013). Trabalhou na Volkswagen do Brasil de janeiro/2010 a março/2012, tendo sido Trainee e, posteriormente, Analista de Processos de Negócios e TIC. Trabalhou também na área de Consultoria em TI e Telecom da PromonLogicalis de fevereiro/2007 a dezembro/2009. Formou-se em Ciência da Computação em 2007 e foi bolsista CNPQ e PET/MEC. Possui certificações COBIT e ITIL Foundations. Tem experiência nas áreas de Tecnologia da Informação, Redes, Gerenciamento de Projetos, Governança de TI e Sustentabilidade.

Graduado em Ciência da Computação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atualmente trabalha como pesquisador no laboratório de sustentabilidade da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP).

Bacharel em Sistemas de Informação pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (2008) e Mestre em Engenharia Elétrica (Engenharia da Computação) pela Escola Politécnica (POLI) da Universidade de São Paulo. Atualmente, é educador ambiental na OSCIP Instituto GEA trabalhando com capacitação de cooperativas de catadores na descaracterização, triagem e remanufatura de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEEs). Possui experiência nas áreas de: edge processing, big data, cloud computing, hierarchical architecture, peer-to-peer locality, functional programming e peer-to-peer.

 

Doutorando

Possui graduação em Matemática (Bacharelado e Licenciatura) e mestre em Ciência da Computação (área de Criptografia) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Desde 2011 está realizando doutorado no LARC (Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores) na Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo). Foi professor universitário nas instituições UDESC, SOCIESC, SENAI, ACE e FCJ. Professor de pós-graduação do SENAC de SC e FASUL (PR) na área de Segurança da Informação. Sócio-fundador e diretor da LockNet Security Solutions (onde atuou até dezembro/2008), empresa especializada em segurança da informação, atuando em diversos projetos de segurança em empresas nacionais (privada e pública) e multinacionais.Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança em redes de computadores, redes definidas por software, internet do futuro, criptografia, forense computacional, segurança da informação e redes de computadores.

 

Mestrandos

Graduou-se em Engenharia Elétrica com ênfase em computação na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e participou de um programa de duplo diploma em engenharia da computação com especialização em redes na Télécom ParisTech, da Université Paris-Saclay, com graduação em julho de 2016. Fez iniciação científica no laboratório Interlab da Escola Politécnica da USP no desenvolvimento de um avatar 3D para comunicação em LIBRAS. Foi estagiária na Safran Power, empresa do Safran Group, no desenvolvimento da parte elétrica de um avião. Atualmente faz iniciação científica no laboratório Lassu da Escola Politécnica da USP em eficiência energética de Data Centers. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Engenharia da Computação.

Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Trabalhou como analista de suporte de sistemas no Banco Itaú Unibanco por cinco anos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação Assembler e Cobol. Especializada em Sistema Operacional z.OS, plataformas transacional CICS e IMS. Possui curso de especialização “MBA em Inovação Tecnológica em Redes de Computadores”, ministrado pelo Laboratório de Redes da Escola Politécnica da USP. Trabalha desde 2014 como pesquisadora no Laboratório de Sustentabilidade, vinculado à Escola Politécnica da USP, atuando em projetos aliando conceitos de redes de computadores, eficiência energética e desenvolvimento sustentável.

Bacharel em Gestão Ambiental pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Fez parte do Centro Acadêmico de Gestão Ambiental, na coordenadoria de cultura e eventos, promovendo diversas atividades socioambientais. Fez parte do comitê EACH Rio+20, promovendo debates e eventos para discussão sobre a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e seus principais temas. Também desenvolveu um projeto de pesquisa na área de agricultura com tema: Cadeia Produtiva de Hortaliças na Região do Alto Tietê com o professor Diamantino Alves Pereira Correa com bolsa FAPESP. Também teve bolsa PIBIC com o professor André Felipe Simões, na área de Energia, Mudanças Climáticas e Economia Verde, desenvolvendo cenários de emissões para o Brasil. O tema foi: O papel da energia no contexto de promoção da Economia Verde ? Uma visão panorâmica focada no caso brasileiro. Passou seis meses de intercâmbio na Universidade de Porto, Portugal e lá participou do Projeto ?Aulas Sem Fronteiras? integrado no Programa Educativo Municipal Porto de Futuro em Colaboração com a Universidade do Porto. 2012. Atualmente trabalha no LASSU (Laboratório de Sustentabilidade) vinculado ao CCE (Centro de Computação Eletrônica) da Escola Politécnica da USP ? Universidade de São Paulo no Projeto Eco-Eletro ? Reciclagem de Eletrônicos, desenvolvido pelo Instituto GEA e patrocinado pela Petrobrás. Trabalha também no projeto Selo Origem Sustentável, juntamente com a Assintecal, com financiamento do Sebrae. Participa do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Sociedade e Sustentabilidade (NOSS) e é membro do Grupo de Estudos em Redes Organizacionais, Sociais e Sustentabilidade (REOS).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>