Newsletter – janeiro de 2013

Desejo que esteja tudo bem com você.

Este é a Newsletter do mês de Janeiro do Lassu, um informativo que estamos enviando a todos que queiram estar em sintonia com as realizações do LASSU. Caso não queira receber, clique no final da mensagem para suspender.

Neste mês, trazemos noticias de uma nova turma do MBA USP Sustentabilidade em TIC, com foco em Governança, que teve suas inscrições prorrogadas até dia 29 de Janeiro. A turma anterior celebrou, em Dezembro, o final da fase de cursos e começa em fevereiro a desenvolver seus trabalhos de monografia sobre a temática “Sustentabilidade” como prática em sua área de atuação profissional.

As outras principais novidades estão relacionadas a: participação do LASSU-PCS-EPUSP, como Centro de Inovação Social, do programa internacional IDIN(Desenvolvimento Internacional de uma Rede de Inovação) coordenado pelo MIT; formatura da turma de 180 catadores de material reciclado do Projeto Eco-Eletro; e o lançamento do Programa Origem Sustentável associado ao setor calçadista e moda.

Além disso, trazemos uma entrevista sobre o Projeto Poli-Libras que tem como objetivo o desenvolvimento de um tradutor de Português para Libras voltado para pessoas com deficiência de audição. Este Projeto foi desenvolvido por um grupo de alunos de graduação.

Por último, trazemos um artigo que apresenta o tempo de decomposição para diversos materiais. Você sabia, por exemplo, que a fralda descartável demora 600 anos para se decompor?

Caso você queira nos conhecer, venha nos visitar. Teremos o maior prazer em apresentar os nosso projetos, espaço e equipe.

Um grande abraço de toda equipe do LASSU-PCS-EPUSP

Prof ª. Tereza Cristina Carvalho

Coordenadora do Laboratório de Sustentabilidade em TIC(Lassu)
Dpto. de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais (PCS)
Escola Politécnica (Poli) – Universidade de São Paulo (USP)

MBA Sustentabilidade: inscrições Prorrogadas até dia 29 de Janeiro

Para obter mais informações sobre o “MBA Sustentabilidade em TIC, com foco em Governança” e fazer a sua inscrição, entre em contato pelo email mba-lassu@usp.br, ou pelo telefone (11) 3091-1092, com Camila e Lillyane. Ou, visite o site: lassu.usp.br/mba

No dia 23 de Novembro, tivemos um jantar Celebração de Final de Ano e Fechamento da Fase de Cursos da Turma MBA USP 2011, que aconteceu no Restaurante Genova.

Centro de Inovação Social

“Seis instituições universitárias de todo o mundo, entre elas a USP, vão participar de um consórcio para criar uma rede de Centros de Inovação Social, que busca desenvolver tecnologias sociais capazes de resolver problemas cotidianos de comunidades de baixa renda. O grupo é liderado pelo MIT e, além da representante brasileira, conta também com a colaboração da Universidade do Estado do Colorado, a Faculdade de Engenharia Franklin Olin, a Universidade da Califórnia em Davis, todas nos EUA, e a Universidade Kwame Nkrumah de Ciência e Tecnologia, em Gana, na África. Na USP, a sede do projeto será o Laboratório de Sustentabilidade (Lassu) da Escola Politécnica (Poli). […]” (Estadão, 03 de janeiro de 2013.)

Veja aqui a matéria completa.

Projeto Eco-Eletro entrega de certificados

“No dia 22 de novembro, um evento especial lotou o auditório “Professor Francisco Romeu Landi”, na Escola Politécnica, em São Paulo. O Laboratório de Sustentabilidade em Tecnologia da Informação e Comunicação (Lassu), do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, promoveu a formatura de 180 catadores de material reciclável que participaram do projeto Eco-Eletro, realizado em parceria com o Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática (CEDIR), a Superintendência de Tecnologia da Informação da USP e o Instituto GEA, com patrocínio da Petrobras. […]” (Sala de Imprensa da Usp, 23 de novembro de 2012.)

Veja aqui a matéria completa.

Programa Origem Sustentável

Brasil dá passos para ter calçado sustentável de ponta a ponta

Abicalçados e Assintecal lançaram oficialmente o Programa Origem Sustentável, juntamente com um grupo de empresas que participam da certificação pioneira. O desenvolvimento deste programa teve parceria do LASSU-PCS-EPUSP

A sustentabilidade não pode ser apenas uma palavra “em moda”, mas vista como parte do processo global das cadeias produtivas. Há mais de dois anos a Associação das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal), em parceria com o Laboratório de Sustentabilidade (Lassu) da Universidade de São Paulo – Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais – Escola Politécnica – (USP) e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), vêm trabalhando no Programa Origem Sustentável para o setor da moda. A certificação segue a escala Branco, Bronze, Prata, Ouro e Diamante e atestará que as empresas brasileiras já incorporaram a sustentabilidade em seus processos. O lançamento oficial do programa acontece em janeiro de 2013, quando as primeiras empresas dos setores de calçados e seus componentes, irão receber a certificação por estarem alinhadas aos quatro pilares estabelecidos: ambiental, econômico, social e cultural.

Veja aqui a matéria completa.

Palestra sobre Politicas Públicas para Resíduos Eletroeletrônicos.

Logística reversa de produtos eletroeletrônicos se tornou obrigatória com a Política Nacional de Resíduos Sólidos

No dia 13 de dezembro, o Laboratório de Sustentabilidade em Tecnologia da Informação e Comunicação (LASSU) da Escola Politécnica da USP recebeu a palestra “As Políticas Públicas para os Resíduos Eletrônicos”, conduzida pela engenheira eletrônica Vanda Scartezini, que discutiu as demandas da legislação, os desafios e as alternativas para viabilizá-la no segmento eletroeletrônico. O tema da palestra se relaciona com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que entre outras coisas, obriga os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos eletroeletrônicos e seus componentes a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, entre outros.

Vanda Scartezini é professora do MBA do LASSU, ministrando curso de Politicas Públicas. Seu mini-curriculo pode ser encontrado aqui.

Poli-Libras – Programa de Tradução de Português para Libras

Poli-Libras é um conjunto de projetos open-source voltados para a comunidade surda, falante de Libras (língua brasileira de sinais), sendo seu principal objetivo a criação de um tradutor Português-Libras, juntamente com toda a infraestrutura necessária (projetos de apoio). Confira mais sobre o projeto nesta entrevista concedida à Univesp, da TV Cultura.

Tempo de Decomposição de Lixo

Apesar de haver discrepâncias entre fontes, pois cada uma considera condições particulares de solo ou ambiente, a tabela de tempo de decomposição de materiais possui um forte apelo quanto à conscientização da população para o impacto causado pela geração de lixo individual. Abaixo, um exemplo com materiais comuns do cotidiano

Material
Papel 3 meses
Ponta de cigarro 1 a 2 anos
Chiclete 5 anos
Madeira pintada 14 anos
Franda descartável 600 anos
Nylon 30 anos
Plastico 450 anos
Alumínio 200 a 500 anos
Vidro 4 mil anos

Fonte: UNICEF website

Veja aqui a tabela completa.