Newsletter – março de 2014

Desejo que esteja tudo bem com você.

Começamos um novo ano com pique total e várias novidades…

Nesta edição da Newsletter do LASSU-PCS-EPUSP, em primeiro lugar, gostaria de chamar a atenção para um artigo da revista Exame, do 2o. Semestre de 2013, que aponta as 20 profissões do futuro para os próximos anos. Um dos destaques foi o gestor de resíduos, além do gestor de inovação e gestor/especialista em tecnologias digitais, como computação em Nuvem e Big Data.

O resultado desta pesquisa publicada pela Exame está em consonância com os dois programas de MBA, lançados pelo LASSU-PCS-EPUSP. O primeiro MBA, já divulgado, é o MBA USP – Governança e Inovação em Tecnologias Digitais com Sustentabilidade, que tem por objetivo formar e desenvolver gestores, líderes e profissionais de projetos nas áreas de governança e geração de inovação com o uso de tecnologias digitais aplicando premissas de sustentabilidade.

O segundo programa é o MBA USP – Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, cujo objetivo é capacitar e desenvolver gestores e líderes da área de resíduos de empresas dos setores público e privado.

Ainda relacionado à gestão de resíduos, em 11 de Fevereiro, foi lançado o livro “Gestão de Resíduos Eletroeletrônicos“, publicado pela Elsevier. O livro aborda a problemática dos resíduos eletroeletrônicos, desde a sua geração até a destinação final correta dos mesmos, incluindo também questões de saúde, sociais e econômicas envolvidas. Esse tópico é de extrema relevância no ano em que a Politica Nacional de Resíduos Sólidos, entra em vigor.

Além disso, trazemos dois interessantes artigos. O primeiro artigo conta a história de Thiago Koji Masuki, ex-aluno do MBA do LASSU-PCS-EPUSP, que iniciou suas atividades na área de empreendedorismo após participar de eventos de inovação social, organizados pelo MIT D-Lab em parceria com o LASSU, durante o período em que cursou o programa de MBA. O segundo trata de um assunto importantíssimo: o uso de tecnologias digitais para tornar os nossos edifícios mais sustentáveis, por Renata Maré e Osvaldo Gogliano Sobrinho, empreendedores nesta área.

Enfim, continua o convite para você vir nos conhecer. Teremos o maior prazer em apresentar os nosso projetos, espaço e equipe. Se quiser, poderá participar de uma das aulas do MBA que está em andamento.

Um grande abraço de toda equipe do LASSU-PCS-EPUSP

Profª. Tereza Cristina Carvalho

Coordenadora do Laboratório de Sustentabilidade em TIC(Lassu)
Dpto. de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais (PCS)
Escola Politécnica (Poli) – Universidade de São Paulo (USP)

Lançamento do livro “Gestão de Resíduos Eletroeletrônicos”



[LBS id=524]

O livro “Gestão de Resíduos Eletroeletrônicos“, publicado pela editora Elsevier, foi lançado no dia 11 de Fevereiro. O livro aborda a problemática dos resíduos eletroeletrônicos, incluindo questões referentes ao seu tratamento e destinação adequada, riscos para saúde, questões sociais e oportunidade de inclusão social com a participação dos catadores de material reciclável na logística reversa, valor de mercado dos resíduos e sua comercialização. Traz, ainda, dois casos de sucesso: CEDIR e Reciclatesc da USP. Tais assuntos são de extrema relevância no ano em que a Politica Nacional de Resíduos Sólidos entra em vigor e tais questões devem ser tratadas” tanto pelo setor público como privado.

Saiba mais na reportagem “O jeito científico de tratar o lixo eletrônico” por Izabel Leão, publicada no Jornal da USP.

20 profissões do (e com) futuro, segundo especialistas

Confira as 20 profissões e carreiras que devem ganhar destaque em 10 anos. Destaque para o Gestor de Resíduos, Gestor de Inovação e Gestor/Especialista em Tecnologias Digitais. Publicação da revista Exame.

Veja aqui a matéria completa.

MBA USP Governança e Inovação em Tecnologias Digitais com Sustentabilidade




O MBA USP Governança e Inovação de Tecnologias Digitais com Sustentabilidade, em nova edição, traz uma nova perspectiva e visão às questões relacionadas à governança e geração de soluções inovadoras com o uso de tecnologias digitais, como Computação em Nuvem, Comunicação Sem Fio, Big Data, Sistemas Multimídia para Visualização, dentro da premissa de sustentabilidade. A premissa de sustentabilidade envolve todos os ciclos de vida de sistemas digitais, incluindo a aquisição de soluções verdes, a operação desses sistemas dentro da perspectiva de uso racional de recursos e o descarte e destinação desses sistemas, quando os mesmos forem considerados inservíveis. Como resultados, espera-se obter redução de custos, maior competitividade no mercado em função das inovações geradas, consonância com as iniciativas de proteção ambiental além do olhar social.

Saiba mais em: lassu.usp.br/mba

MBA USP Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

O MBA USP Gestão Integrada em Resíduos Sólidos com enfoque prático, oferece não apenas a atualização do profissional em relação às tendências tecnológicas e de gestão na área de resíduos sólidos, mas também habilita seus participantes a desenvolverem planos de gestão de resíduos e a compreenderem os desafios de empreendedorismo e os impactos gerados por politicas publicas neste setor. Este MBA atende aos requisitos determinados pela Politica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305/2010, com metas para 2014, tendo como foco principal a formação de gestores, lideres e profissionais, do setor privado e público, preparando-os para atuarem em consonância com a PNRS.

Saiba mais em: lassu.usp.br/mbagirs

Da USP ao Vale de Silício

Por Thiago Koji Masuki*.



Participar da primeira turma do MBA de Sustentabilidade em Tecnologia da Informação e Comunicação oferecido pelo LASSU e coordenado pela Profa. Tereza Cristina Carvalho foi, sem dúvida, uma grande honra, e uma experiência que fez com que eu reinventasse minhas perspectivas profissionais. Isso me proporcionou a possibilidade de morar na cidade de São Francisco, trabalhando na minha própria startup, junto com um amigo que tinha acabado de terminar seu mestrado no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Saiba mais.

*Thiago Koji Masuki é engenheiro formado pela Escola Politécnica da USP. Concluiu seu MBA no LASSU em 2013 e é um dos fundadores e proprietário da empresa Latr.

Sistemas de Informação Como suporte à Operação Sustentável de Edificações

por Renata Maré e Osvaldo Gogliano Sobrinho*.

Os edifícios necessitam de sistemas de informação que os auxiliem em sua operação, capazes de acompanhar as inúmeras mudanças de uso e ocupação ao longo de sua vida útil, característica ainda mais marcante nos edifícios corporativos.A manutenção da operação sustentável de uma edificação só é viável, se acompanhados continuamente uma série de aspectos relacionados ao seu uso e operação. Este acompanhamento permite que se obtenham informações imprescindíveis à tomada de decisões corretivas e/ou preventivas, por parte dos gestores da edificação. Aspectos como qualidade do ambiente interior (conforto térmico, lumínico, acústico e qualidade do ar), consumos de energia, água, gases, dentre outros, requerem monitoramento contínuo, de modo a que se estabeleçam estratégias visando a sua otimização. Saiba mais.

*Eng. Renata Maré (Doutoranda em Engenharia de Computação pela EPUSP) e Eng. Osvaldo Gogliano Sobrinho (Doutor em Engenharia de Computação pela EPUSP), são os autores do projeto em questão e proprietários da Abili Tecnologia da Informação Ltda., que sedia a pesquisa.