Carlos Eduardo Cugnasca

Carlos Eduardo Cugnasca2Carlos Eduardo Cugnasca

Possui graduação, mestrado, doutorado e livre-docência em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, na qual possui o cargo de Professor Associado do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais. Ministra disciplinas de graduação, pós-graduação e extensão, e é orientador de doutorado e mestrado no Programa de Engenharia Elétrica. É vice-coordenador do Programa de Doutorado Interinstitucional que a sua EPUSP mantém com a Universidade Federal do Mato Grosso; professor do Curso de Especialização em Logística Empresarial, ministrado pela EPUSP/Fundação Carlos Alberto Vanzolini; Coordenador de Extensão; assessor ad hoc de diversas instituições, como FAPESP, CNPq e EMBRAPA, membro da diretoria da Associação Brasileira de Agroinformática (SBIAgro), consultor do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da USP, membro comissão normatização da Associação Brasileira de Normas Técnicas; Editor da Revista Brasileira de Agroinformática e assessor de diversas revistas científicas, nacionais e internacionais. É co-autor de diversos livros e capítulos de livros no Brasil e exterior, possui cerca de 170 artigos e trabalhos publicados, alguns recebendo premiação no Brasil e no exterior. Coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de Engenharia Elétrica e de Computação, com ênfase na aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação no agronegócio e ambiente, em particular envolvendo os seguintes temas: agricultura de precisão,eletrônica embarcada em máquinas agrícolas, redes de sensores sem fio,redes de controle (CAN e LonWorks), controle de ambientes, instrumentação inteligente e computação pervasiva. É coordenador do Laboratório de Automação Agrícola.