Jovens Caminhos forma mais 50 alunos moradores da periferia de Santo André.

Jovens Caminhos forma mais 50 alunos moradores da periferia de Santo André.

Uma porta que se abre para todas as possibilidades de escolhas. Assim podem ser definidos os cursos de Grafite e de Programação e Criação de Sites ofertados pelo Projeto Jovens Caminhos, que formou na tarde de 28 de junho mais 50 jovens moradores de bairros de Santo André e Mauá, no ABC paulista.

A cerimônia de entrega de certificados foi repleta de homenagens e de expressões de alegria por mais uma etapa vencida, “um impulso para o primeiro passo rumo ao novo”, segundo disse Ana Maria Domingues Luz, presidente do Instituto GEA, que promove o Projeto Jovens Caminhos em parceria com a Petrobras.

O projeto busca qualificar jovens nos campos da educação artística e da tecnologia para que encontrem oportunidades de encaminhamento profissional.

Excelência

O curso de Grafite formou as turmas 5 e 6, reunindo 25 alunos, e o de Programação certificou 34 alunos na turma 3. As aulas foram realizadas durante o 1º semestre de 2024 no Centro de Formação Pública João Amazonas, em Santo André. “Foi um orgulho ter um projeto de tanta excelência aqui conosco. As aulas foram tão qualificadas, que tive vontade de participar como aluna”, afirmou a diretora do Centro João Amazonas, Kely Cristina de Andrade Schiavone.

O Jovens Caminhos também recebeu elogios de Christhiaan Van Greco, de Responsabilidade Social e Riscos Sociais da Petrobras, e de Ignácio Aoki Júnior, fiscal do projeto. Eles agradeceram a parceria com o GEA e a oportunidade de mais jovens receberem orientações voltadas à cidadania e à busca de uma profissão.

Outro parceiro do Jovens Caminhos, o Lassu (Laboratório de Sustentabilidade da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), também esteve presente, por meio de sua coordenadora, Profa. Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho.

Crédito Imagem: Roberlandes da Attimofotografia

“É entusiasmante ver cada fase concluída. É só uma abertura para o mundo e precisamos estar sempre aprendendo, porque o mundo não para de evoluir”, incentivou ela, convidando os formandos a fazer a especialização em Python do programa Paidéia da Poli-USP. Na turma de 2024 há sete alunos do Jovens Caminhos.

Também prestigiaram a cerimônia Letícia Verdinelli, Coordenadora, representando o Departamento de Educação de Jovens e Adultos de Santo André, o líder comunitário João Gonçalves de Souza e Valquíria La Vecchia, gerente do Centro Público da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Empregos. Valquíria chamou os jovens a buscar vagas de trabalho na Prefeitura, que em breve vai inaugurar um Parque Tecnológico na cidade.

Aprendizado cidadão

Os alunos foram representados pelos oradores Izabela Cristina Santos e Pietra Costa da Silva, pelo curso de Programação e Criação de Sites, e por Vinícius Nascimento, Gabrielle Ferreira Neves e Davi Wilson Rosa Faria, pelas turmas de Artes e Grafite. Emocionados e bastante aplaudidos, falaram dos laços que criaram com colegas, professores e monitores, e do aprendizado além das técnicas encontrado nas aulas de ética, cidadania e meio ambiente.

“Saio cheia de sonhos”, resumiu a formanda Gabrielle Neves. “Todos aqui têm potencial magnífico de transformação. Hoje nossa jornada está apenas começando e não podemos nos contentar com menos do que somos capazes”, incentivou Pietra Silva.

Crédito Imagem: Roberlandes da Attimofotografia

O impacto do Projeto Jovens Caminhos é acompanhado de perto pela diretora Ana Maria Luz. Ela destacou como as aulas, que enfatizam o ensino lúdico, despertam nos alunos vontade de estudar cada vez mais e buscar uma profissionalização. Exemplo é o contrato obtido pelos alunos de Grafite, Vinicius Nascimento e Júlia Venture Reis, junto a uma empresa, da qual pintaram um muro de 17 metros próximo ao Parque Regional de Santo André.

“É fundamental termos cursos como o do Jovens Caminhos, que nos ensina a fazer da arte uma profissão”, afirmou Vinícius.

Foram também homenageados os professores e monitores Akio Goya, Diego Fagundes, Gustavo Ramos, Maluh Barciotte e Rodrigo Smull.