Como TIC contribui com a emissão de gás efeito estufa?

Como TIC contribui com a emissão de gás efeito estufa?

conceito 1120x408O crescimento da emissão de gases de efeito estufa (GHG Greenhouse Gases) relacionado às indústrias, usuários finais, redes de telecomunicações e data centers irá diminuir nas próximas décadas. Enquanto a taxa de crescimento entre 2002 e 2011 foi de 6.1% ao ano, a taxa de crescimento até 2020 é esperado que diminua para 3.8% ao ano (veja a figura abaixo).

A diminuição das emissões relacionadas à TIC irá ocorrer devido à redução de emissão dos próprios usuários finais. Os quais tiveram crescimento anual de 6.1% entre 2002 a 2011, e agora as projeções são de 2.3% ao ano.

A categoria de usuários finais é responsável por 53% das emissões de TIC (24% redes e 23% data centers), logo uma desaceleração no crescimento das emissões desses usuários leva a um grande impacto na taxa de crescimento total das emissões de TIC. Um dos principais fatores dessa redução é da expectativa de ganho em eficiência energética com a troca de PC por laptops, tablets (principalmente) e smartphones, além do uso de serviços de Computação em Nuvem.

Porém, haverá um crescimento na participação de TIC em relação às emissões globais, que era de 1.3% em 2002 para 2.3% em 2020. Isto se deve à grande e contínua entrada de tecnologias nas indústrias e empresas inseridas no contexto da economia global moderna.

Podemos observar que a emergência e a rápida adoção de dispositivos inteligentes como tablets e smartphones tem contribuído significativamente para a redução de emissões de GHG devido ao consumo limitado de energia elétrica pelos mesmos. Além disso, as tendências de virtualização de servidores, adoção de soluções de computação em nuvem e as abordagens de colocar dispositivos em modo de baixo consumo de energia, têm tornado as redes e data centers mais energeticamente eficientes. Tudo isso demonstra a grande importância de pesquisas e implantação de projetos na área.

Leia na íntegra: http://lassu.usp.br/content/como-tic-contribui-com-emissao-de-gas-efeito-estufa