Empreendedorismo e Negócios Sócio-Ambientais

MBA USP – Tecnologias Digitais e Inovação Sustentável

Objetivos:
  • Qualificar o que se entende como um empreendimento socioambiental.
  • Apresentar o ecossistema dos empreendimentos socioambientais e os papéis de seus diferentes atores.
  • Discutir os desafios de gestão e de governança desses empreendimentos.
  • Debater os conceitos de cadeia de valor de impacto e geração de valor socioambiental e os limites dos instrumentos de avaliação.
  • Propiciar aos participantes acesso a networking no campo de negócios sociais.
  • Estimular a formação de futuros empreendedores e gestores motivados para a transformação da sociedade.
Conteúdo programático:

1. Conceituação de Empresa Sustentável, Negócios Socioambientais e Organizações Híbridas.
2. Resgate histórico do surgimento de empreendimentos e negócios socioambientais
3. Sustentabilidade como desafio e oportunidade de negócio.
4. Espectro de Organizações híbridas: Negócios Socioambientais como tipo ideal de organização híbrida
5. Empreendedor Socioambiental (Liderança para um Negócio Social)
6. Ecossistema de empreendimentos socioambientais: diferentes atores e papeis
7. Caracterização de diferentes modelos de Empreendimentos Socioambientais
8. Desafios de gestão e governança de organizações hibridas:
8.1. Atividades organizacionais centrais (core business).
8.2. Composição da força de trabalho.
8.3. Desenho organizacional.
8.4. Relações Inter organizacionais.
8.5. Cultura organizacional (incluindo Gestão de Mudança).
9. Cadeia de Valor de Impacto e Geração de Valor Socioambiental.
10. Sistemas de indicadores e métricas para Avaliação de um Empreendimento Socioambiental
11. Mecanismos e Soluções de Mensuração, Governança e Prestação de Contas

Carga horária:

18hs

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *