MBA / USP – Gestão de Resíduos

MBA USP – Gestão de Resíduos

Objetivo
Expor os fundamentos da gestão de resíduos e apresentar seus objetivos e métodos dentro do contexto da Politica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Introduzir o conceito de gestão integrada e a terminologia correlata. Discutir a origem, a difusão e a evolução tecnológica da gestão de resíduos. Apresentar o quadrolegal e institucional brasileiro para os planos de gestão e a avaliação de seus impactos ambientais. Identificar os efeitos dos resíduos sólidos no ambiente e no ser humano. Estudar os processos de monitoração, caracterização e aplicação de soluções de controle de impactos ambientais e da prevenção, reciclagem, tratamento e disposição dos resíduos sólidos. Possibilitar uma compreensão das etapas de planejamento e execução de um plano de gestão de resíduos. Capacitar profissionais para elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Ao final deste curso, espera-se que o aluno consiga identificar, caracterizar e avaliar os diversos impactos ambientais causados pelos planos ou políticas públicas de resíduos sólidos. Além disso, o aluno deve estar apto a realizar vários tipos de empreendimentos e atividades sustentáveis dentro da cadeia de resíduos sólidos.

Público-Alvo
Gestores de empresas dos setores privado e público, que são responsáveis pela gestão da sustentabilidade e, mais especificamente, pela gestão de resíduos de sua empresa dentro do contexto da Politica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Pré-requisito: graduação completa.

Carga horária
390 horas de aula e 60 horas de monografia.

Dias de aula
Terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras das 19h30 às 22h30.

Organizado em 3 trilhas:

Consulte informações por telefone (11) 3091 1092 ou por email mba-lassu@usp.br.